quinta-feira, 8 de abril de 2010

Via Rural - Trilha da Vida


Londrina – Em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Via Rural – Fazendinha do Emater apresenta a “Trilha da Vida”. O projeto existe há sete anos e conta com a ajuda de colaboradores caracterizados de animais para atrair a atenção do público, principalmente das crianças. A temática de 2010 é a água, com foco na conscientização dos visitantes do campo e da cidade e abordagem voltada para a preservação das nascentes, coleta, compactação e reciclagem de resíduos, combate à erosão e cidadania. A seguir um briefing com a estrutura montada para 2010:

Fragmento Florestal - Localizado no inicio da trilha, o Fragmento Florestal retrata os primeiros trechos da floresta que formam os corredores da biodiversidade, que são responsáveis de dar suporte a fauna e a flora. A preservação do Fragmento Florestal ajuda a evitar a extinção de certas espécies e da própria natureza. Contato: Maria José Barbosa Sales (43) 3338-8261.

Ciclo da Água - Mostra o processo do ciclo da água nas nascentes e rios explicando que a poluição pode prejudicar a qualidade da água, se tornando inadequada para consumo humano e animal e prejudicial para os animais aquáticos. Contato: Gisele Souza (43) 3347-6967 / Vera Ramires (43) 3338-2657.

Plantio Incorreto - Nessa área é feita uma simulação de um plantio incorreto, sem as curvas de nível. O plantio incorreto pode provocar erosão, assoreamento e assim, trazer agrotóxicos para a água. Contato: Rogério Spolom (43) 9135-5486.

Aridez - Cenário dramatizado que demonstra o que aconteceria com o fim da biodiversidade na terra. A biodiversidade é responsável pela manutenção de vida em nosso planeta e sua escassez pode trazer sérios problemas ao homem e ao planeta. Contato: Bruno Garcia da Silva.

Produção de Mudas Florestais - Modelo de um viveiro florestal que tem por objetivo mostrar a produção de mudas para serem plantadas nas margens dos rios. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) tem um projeto de produção de mudas nas matas ciliares, que são distribuídas gratuitamente para que as pessoas que moram próximas dessas áreas plantem. O destaque é que as espécies foram estudadas e são nativas ou adaptadas ao clima da região. Contato:Irineu Burim (43) 9913-6388.

Corredor da Biodiversidade/ Cadeia Alimentar - Nesta área da Trilha são dadas explicações sobre a importância da criação de corredores da biodiversidade ligando florestas isoladas. A função é fazer os animais circularem de uma célula para outra, dispersando as sementes através de suas fezes a também acasalando com animais de outras florestas. O resultado é a melhoria genética e preservação da fauna e flora. O Paraná se destaca nessa área e já existem quatro corredores na região Sul do Estado. Contato: Mayara Cristina Amaral (43) 3343-2643.

Fauna Silvestre - São apresentados os problemas da fauna silvestre, que está bastante ameaçada devido ao desmatamento, queimadas, caças predatórias, tráfico de animais, entre outros. Isso acarreta a diminuição das espécies pois fazem com que o animal fique estressado, não acasalando e consequentemente diminuindo a reprodução da espécie. Contato: Laudineia Sutil de Moraes (43) 9917-1972.

Abelha e borboleta - Durante o passeio na Trilha, moças caracterizadas, de abelha e borboleta, explicam respectivamente qual a função e o papel desses animais na natureza. Falam sobre a importância da polinização das flores e a dispersão do pólen e de sementes como a da peroba. Contato: Fátima Antonia Bianco (43) 3336 9927.

Reciclagem de Resíduos Sólidos - Este ambiente é voltado para a demonstração das possibilidades da reciclagem. Os produtos mostrados são as embalagens de leite longa vida, garrafa pet e alumínio. Utilizando esses produtos pode se fazer uma variedade de objetos, ajudando assim o meio ambiente. Contato: Vanderlei Trevisan (43) 9933-3947.

Ambiente rural e cidadania - Em espaço ligado à Trilha são mostradas opções de reciclagem, fossas e compostagem. É apresentado um modelo de fossa séptica que tem como objetivo lançar produtos com maior adaptividade orgânica para serem absorvidos pelo meio ambiente. De instalação econômica, o modelo é composto por três fossas, onde são ligados canos da cozinha e banheiros. Outra técnica apresentada é a compostagem com controle de decomposição da matéria orgânica. No Cantinho do Tempero são apresentadas opções de cultivo caseiro de ervas e temperos. Os visitantes podem aprender como plantar seus próprios temperos em esteiras e vasinhos. Por fim é demonstrado o impacto da quantidade de lixo que cada pessoa produz por mês: só em uma semana, uma pessoa produz cerca de 5 kilos de lixo não orgânico. O aconselhamento à separação de lixo e à reciclagem é feito. Contato: Ernesto Augusto Azevedo Souza Guerino (43) 9921-8213.

Instituto Milenia - Na casinha feita com material reciclável, o Instituto Milenia apresenta seus projetos socioambientais, como o tema de reciclagem de papel. Uma pequena demonstração de reciclagem é feita e os visitantes podem comprar agendas, cadernos, blocos e outros produtos feitos de material reciclável. Contato: Adriana Gonçalvez (43) 9995-1637.

Reciclagem de embalagens de agrotóxico - No local há uma maquete que representa o processo de reciclagem de embalagens de agrotóxico, desde o início, quanto o produtor compra, até a hora da reciclagem. O Brasil se tornou referencia, com índice aproximado de 90% de devolução e processamento dessas embalagens. O estado do Paraná se destaca com quase 100% de devoluções. Contato: Eliseu dos Santos Pedro (43) 9600-0402

BioSonhos - Antes de sair da trilha, os visitantes poderão escrever seus sonhos e desejos em um bilhete e pendurar em uma árvore batizada de “BioSonhos”. A “Trilha da Vida” estará aberta aos visitantes das 9h às 17h 45.

Contato:

Saulo Gaspar, Coordenador da Trilha e do setor de matas ciliares do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - (43) 9910-8627

Reportagem:

Maria Eduarda Oliveira - (43) 9161-5499

Thaís Leite – (43) 8433-8025

Nenhum comentário:

Postar um comentário