sexta-feira, 9 de abril de 2010

Via Rural - Programa orienta profissionais sobre o uso responsável de agrotóxicos


O programa estadual “Acerte o Alvo”, que visa eliminar os problemas da deriva nas pulverizações de agrotóxicos, desenvolvido pelos profissionais do Sistema Estadual de Agricultura em parceria com o Emater e com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), pode ser conferido pelos visitantes da 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, na Via Rural.
O problema da deriva consiste no desvio do trajeto do agrotóxico durante a pulverização para fora do local que se pretende atingir, podendo afetar outras áreas. Esse deslocamento das gotas de inseticida e outros produtos causa danos ao meio ambiente, ao agricultor, ao aplicador do produto e ao consumidor. “Aplicando o agrotóxico de forma errada todos saem perdendo. Os produtos podem causar danos em outras plantações, rios, lençóis freáticos, ribeirões, prejudicam os animais, entre outros problemas”, afirma o Engenheiro Agrônomo e coordenador do projeto Edson Consalter.
As causas mais freqüentes da deriva são equipamentos de pulverização mal regulados, técnicas de aplicação utilizadas de forma errada, fatores climáticos e atmosféricos como o vento e também os cuidados na operação e habilidade do aplicador. Consalter explica que a conscientização do agricultor sobre as questões ambientais, além de um bom entendimento sobre as causas, precauções e consequencias da deriva, podem ajudar os profissionais a utilizar formas de aplicações mais eficientes.
O Programa Acerte o Alvo foi lançado na edição 2004 da ExpoLondrina e consiste essencialmente em cursos, palestras e treinamento para agrônomos, agricultores, operadores de máquina e profissionais da área. Para Consalter, nesses eventos a conscientização é feita a partir do ensinamento de técnicas de eliminação da deriva que se resumem na seleção correta do equipamento e na responsabilidade durante a aplicação do agrotóxico.

Contato:
Edson Consalter – Coordenador do Projeto “Acerte o Alvo”
(43) 9933 4664

Reportagem:
Danhara Gomes – (43) 8802 6097
Maria Eduarda Oliveira – (43) 9161 5499

Nenhum comentário:

Postar um comentário