O 2º Seminário de Mercados da Agricultura Familiar foi realizado nesta manhã (09/04), no auditório Milton Alcover do Parque de Exposições Ney Braga. O evento, promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), faz parte da programação da Expo Londrina 2010 e teve o objetivo de promover e motivar o senso cooperativista entre os produtores.
Durante a abertura do encontro, o diretor da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Sgarioni, enfatizou a importância da comercialização direta para o agricultor familiar. O diretor do Emater, Ademir Rodrigues, apresentou dados da atividade, que no ano passado teve mais investimento do que a agricultura comercial, com mais de R$ 1,3 bilhão de recursos.
Com o tema “Redes de comercialização da Agricultura Familiar - Central de integração entre municípios”, o extensionista do Emater, Gilmar Gobato, apresentou o modelo de organização que está sendo desenvolvido pela Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi). “Formalizar e articular formas de organizações cooperativistas é indispensável para que o agricultor familiar enfrente as condições de mercado”.
Em seguida, o extensionista do Emater-Cascavel, Renato Jasper, apresentou o tema “Mercado institucional e formas de participação das associações e cooperativas”, com a abordagem de aspectos legais e questões relacionadas à profissionalização e legalização da atuação dos agricultores. No final do evento, os dois palestrantes participaram da mesa de discussão, que teve a mediação do gerente regional do Emater, Ildefonso Hass.
Contatos:
Gilmar Gobato, extensionista do Emater (Capanema)
(46) 9915-5799
Renato Jasper, extensionista do Emater (Cascavel)
(45) 9984-6456
Ildefonso Hass, diretor-regional do Emater
Reportagem:
Ivan Nishi – (43) 9955-7751
Nenhum comentário:
Postar um comentário