domingo, 4 de abril de 2010

Via Rural do Emater é atração da ExpoLondrina

Um dos destaques da 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina é a 16ª edição da Via Rural. Promovida pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, a “Fazendinha”, como também é conhecida, ocupa aproximadamente um hectare na parte Sul do Parque Governador Ney Braga, área equivalente a um campo de futebol (aproximadamente 10 mil m²).

De acordo com o gerente regional do Emater de Londrina, Ildefonso Hass, para este ano a estimativa é de que 250 mil pessoas passem pelas 23 unidades expositivas apresentadas, número superior aos 200 mil visitantes do ano passado, número estimado pela coordenação da Fazendinha. Em 2009, somente o público das excursões e visitas monitoras, formado por agricultores, idosos e crianças foi de aproximadamente 30 mil. “A Via Rural é uma atração especial para as crianças que se encantam principalmente com a Maquete Agroecológica”, afirma Hass.

O Bosque Cultural e Ambiental, este ano denominado “Trilha da Vida”, parceria do Emater com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), é outro destaque que atrai o público infantil. “As crianças estão despertando para a importância da preservação ambiental e na Via Rural elas convivem mais de perto com a natureza e com o meio ambiente. É uma forma de contato que elas têm com o meio rural, de ver os animais e as plantas mais de perto”, explica.

Agricultura Orgânica

Com o tema “A agricultura familiar melhorando a sua vida”, este ano a Fazendinha está focada no pequeno produtor e na agricultura familiar, sobretudo na produção orgânica. Hass explica que há uma tendência de aumento do consumo dos alimentos saudáveis, sem química nenhuma, pelos consumidores urbanos.

Cabe ao Emater estimular e melhorar a produção, levando técnicas, incentivo e subsídios que auxiliam o agricultor na melhora dos processos, com o agricultor menos suscetíveis a perdas. Pensando no público urbano e viabilizando a comercialização dos produtos, foi criado o Mercadinho da Agricultura Familiar, unidade em que serão vendidos produtos isentos de defensivos e outros produtos químicos, num canal direto entre o produtor e o consumidor final.

Vitrine tecnológica

O diretor-presidente do Emater, Arnaldo Bandeira, destaca que a Fazendinha é uma vitrine das tecnologias que são levadas ao campo pelo Instituto e adotadas pelos agricultores em todo o Estado. “É uma estratégia metodológica para compartilhar informações mostrando novos sistemas e novas tecnologias”, comenta. Uma dessas novidades é a “Inseminação Artificial em Caprinos”, programa lançado na abertura da ExpoLondrina que visa a melhoria do rebanho paranaense.

Eventos técnicos

Voltados para as inovações, capacitação dos produtores e explanações sobre as possibilidades de geração de renda no campo, o Emater apresenta, em parceria com a Seab e com a Sociedade Rural, 12 eventos técnicos. Os seminários, reuniões e encontros que acontecem nos auditórios Milton Alcover, Horácio Sabino Coimbra e no Sindicato Rural, trazem temáticas que vão desde a agricultura familiar, com os encontros de jovens rurais e mulheres da agricultura, à pecuária de corte, carnes nobres e cadeia produtiva do leite, passando pela ovinocultura, aqüicultura, café, sanidade e agroecologia.

Equipe

Para dar conta de todo esse trabalho, o Emater conta com mais de 100 técnicos do Instituto e de parceiros como Iapar, Embrapa, Sociedade Rural, cooperativas e empresas privadas. “Todos trabalham durante meses para montar a Fazendinha. Temos, por exemplo, o plantio antecipado das culturas. Aqui é mostrada a fruta real. O agricultor quando vê o café ao vivo relaciona com o que ele tem em sua propriedade, tirando informações úteis” finaliza o gerente regional.

Contato:

Ildefonso Hass, Gerente-Regional do Emater Londrina - (43) 8425-4549

Reportagem:

Gabriela Baptistotti – (43) 9900-2615

Nenhum comentário:

Postar um comentário