quinta-feira, 8 de abril de 2010

Via Rural - Encontro de leite reúne mais de 500 pessoas e discute a segurança e produção no Brasil


O 15º Encontro Regional de Leite da Agricultura Familiar discutiu a produção, segurança e mercado do leite no Brasil. O evento foi realizado nesta quinta-feira (08), no Auditório Horácio Sabino Coimbra, durante a ExpoLondrina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Para o Coordenador Regional de Pecuária da Unidade Londrina do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Paulo Hiroki o encontro teve como objetivo “apresentar aos produtores coisas novas e diferentes do cotidiano para assim entender que sempre existe um novo, um algo a aprender”.

O economista Paulo Martins comentou que o índice de leite no Brasil vem crescendo a cada ano. Em 1973, a produção era de 7 bilhões e hoje são 27 bilhões. Outros dados importantes levantados pelo economista é que diferentemente dos anos anteriores, os meses de menor produção de leite eram julho e agosto. Nos dois últimos anos o quadro mudou, com o ápice da produção no mês de maio. Outro aspecto é que neste ano ficou mais caro produzir leite em fevereiro, causando um aumento de 0,71% na mão de obra.

O controle de carrapatos também foi discutido no encontro. Ainda há uma falta de atenção por parte dos fazendeiros no combate a esse tipo de ácaro. Os produtores só se dão conta de que a vaca está com carrapatos quando elas começam a produzir menos leite. O médico veterinário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado Leite, John Furlang, explica o momento certo de tratar do problema, “o inverno é a época certa de tratar os carrapatos, de 5 ou 6 vezes a cada 20 dias”. Outro tratamento muito eficaz segundo o veterinário são os bons banhos.

Para o médico veterinário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo (Cati-SP), Fernando Antônio Carvalho, os produtores de leite não estão totalmente atentos em como produzir o leite pois para se chegar à determinado padrão de qualidade são necessários outros elementos. “A produção exige muita competência, porque o produtor de leite tem que ter uma boa pastagem para as vacas se alimentarem”, conclui.


Reportagem:

Ruan Piassa – (43) 9933-4275

Contatos:

Paulo Hiroki, coordenador regional de pecuária da unidade Londrina-Emater (43) 8425-4514

John Furlang, veterinário da Embrapa Gado de Leite - (32) 3311-7476

Fernando Antônio Carvalho, veterinário - (18) 3262-1608

Nenhum comentário:

Postar um comentário