quinta-feira, 8 de abril de 2010

Via Rural - 6° Seminário de Ovinocultura e Caprinocultura


O 6° Seminário de Ovinocultura e Caprinocultura, realizado nesta terça-feira (6), teve a presença de produtores rurais e estudantes de áreas ligadas às ciências agrárias. As palestras, ministradas no auditório José Garcia Molina, no Parque de Exposição Governador Ney Braga, abordaram os temas “Parasitoses Gastrintestinais dos Ovinos e Caprinos - Alternativas de controle e “Manejo de Pastagem Rotacionado para Ovinos”.

Os seminários buscam fortalecer as organizações existentes, dar oportunidades de experiência sobre a criação de ovelhas e cabras no Norte do Paraná e divulgar os resultados de trabalhos na área, como forma de orientar e ajudar no desenvolvimento da atividade.

O coordenador do evento e zootecnista, Antônio Carlos Ulbrich, explicou que o evento foi idealizado a partir de palestras já ministradas pela Emater. “Nos últimos anos, nós tratamos muito da questão de organização do produtor, como forma de melhorar a eficiência e o trabalho. Sentimos que estava na hora de retornar a parte técnica, que implica na melhoria de renda para eles e dá uma sustentabilidade maior nesta exploração”, diz.

Para Ulbrich, o produtor é quem ganha com a realização dos seminários, porque com estas informações, ele passa a conhecer alternativas mais econômicas. “No caso, da parasitose, por exemplo, ele conhece novos métodos que vão facilitar como o manejo de pastagem”.

A doutora e médica veterinária, Fernanda Rosalinski Moraes, do Mato Grosso do Sul, explicou que trazer novas informações sobre as parasitoses dos animais é fundamental. “Hoje em dia os vermífugos são um problema, porque eles não funcionam mais. Então há necessidade de buscar outras ferramentas de controle para verminoses, porque essa é a principal doença que atinge as cabras.”

O combate adequado aos parasitas representa para o agricultor uma melhoria de índices produtivos. Já o consumidor, receberá em casa um produto com menor resíduo químico. Para que o produtor fique informado, ele pode realizar um curso gratuito sobre o tema por meio de um projeto financiado pela Fundação Araucária, dentro do Programa Universidade Sem Fronteiras – Extensão Tecnológica Empresarial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI).

O médico veterinário e especialista em nutrição de pequenos ruminantes, Alexandre Bombardelli de Melo, ministrou o tema sobre o “Manejo de Pastagem para Ovinos”. “O produtor está em um momento de transição da criação de ovelhas, já que surgiu uma ovinocultura verticalizada no país como uma fonte de alimento, produção de carne. Os seminários trazem assuntos diferentes e são importantes porque o pequeno produtor precisa buscar conhecimento”.

O Brasil é um país tropical e subtropical, que tem clima favorável para pecuária. O médico disse que o desafio é direcionar a produtividade, porque em outros países já existem uma organização do ciclo produtivo. “O momento é de organização, desde dentro da porteira, assim como em uma produção de maior qualidade.”

Contatos:

Fernanda Rosalinski Moraes, doutora e médica veterinária (PUC-PR) - (45) 9931- 9969

Alexandre Carlos Bombardelli, médico veterinário especialista em Nutrição de Pequenos Ruminantes - (42 ) 9111-7245

Antônio Carlos Ulbrich, coordenador do evento - (43) 9971 - 2793

Reportagem:

Thaís Leite – (43) 8433 - 8025

Nenhum comentário:

Postar um comentário