O 8º Seminário de Pecuária de Corte, realizado nesta quinta-feira (08) na ExpoLondrina, teve como objetivo estimular pecuaristas a melhorar a qualidade da carne para aumentar a renda gerada pela propriedade. No encontro, foram discutidos assuntos técnicos voltados para a produção, como cruzamento, melhoramento genético, técnicas de manejo de bois e a questão da perspectiva do mercado.
O médico veterinário Fabio Schuler Medeiros abordou alternativas de cruzamento para a produção de carne de qualidade. Durante a apresentação, Medeiros falou sobre os erros do cruzamento de bois, como a falta de padronização, e como isso interfere na qualidade da carne. “O produtor tem que saber o que o consumidor quer, para que ele compre e consuma a carne”, disse.
O veterinário apresentou um breve histórico dos erros de cruzamento industrial nos anos 90 e explicou as alternativas de cruzamento que são rentáveis. Além disso, incentivou os agropecuaristas a fazer o cruzamento com a raça Angus, e mostrou todos os dados confirmando porque ela é melhor, já que bate as outras em aspectos como fertilidade, precocidade, rusticidade, longevidade, entre outros.
Em seguida, a zootecnista Ana Lúcia Garcia Spironelli falou sobre o manejo de animais antes do abate, que é conjunto de ações efetivadas com o animal até ele chegar ao mercado. “Se feito da maneira errada, pode acarretar problemas como mudanças da cor, sabor e textura da carne ou ainda contaminação de bactérias, ossos quebrados e hematomas no boi”.
No fechamento do seminário, o médico veterinário Fabio Schuler Medeiros apresentou alternativas de comercialização e perspectiva de mercado para a carne de qualidade e falou da situação e o potencial do Paraná no mercado. “O Paraná tem potencial grande para produção de gado para corte, as condições de clima e espaço são boas, o estado tem condições de trabalhar com cruzamentos e com raças puras também. A opção tecnológica é bem interessante”, explicou Medeiros.
Contato:
Geraldo Morelli- Coordenador do Evento (43) 9952-4442
Ana Lúcia Garcia Spironelli – Zootecnista (43) 9925-9245
Fabio Schuler Medeiros – Médico Veterinário (52) 3318-9122
Reportagem:
Maria Eduarda Oliveira – (43) 9161-5499
Nenhum comentário:
Postar um comentário